Tempo de maior reflexão

Todos os dias são oportunidades de recomeçar, refletir sobre o ontem, fazer melhor no presente e planejar o futuro. Mas mesmo assim, muitos deixam rolar o ano a solta e nesta época param para pensar como foi e como poderá ser o ano que vai chegar.

Porém é em cada dia que acontece os anos, em cada momento que se faz os minutos, que se deixa para trás o que passou e por mais que pensamos no futuro, só conseguimos viver o agora.

A vida permite com que as coisas aconteçam como elas são e ainda que em todo final de ano paremos para refletir sobre o que passou e como tudo poderia ser melhor. É só no hoje que conseguimos mudar nossa história.

Sei que muitos já ouviram isso, porém os erros teimam em se repetir, já que ainda temos como costume achar que algo não deu certo porque outras pessoas não fizeram certo e com isso, dificilmente fazemos a nossa parte.

A culpa é dos corruptos; mas às vezes não somos honestos nas pequenas coisas.

A culpa é da educação, mas às vezes não somos educados ou não educamos aqueles que estão sobre nossa responsabilidade.

A culpa é da falta de saúde pública, porém a saúde doméstica nem sempre acontece como deveria. Pois nem sempre temos uma alimentação saudável, não dormimos direito, não praticamos exercícios físicos e não temos bom humor.

As igrejas estão desorientadas, mas nem sempre orientamos com prudência, com limites e com verdade, nem nós e nem aqueles que por eles somos responsáveis.

Há pouca fé e, no entanto, a fé depende de nós mesmos e não está na placa de nenhuma denominação religiosa.

Há pouca solidariedade, mas somos nós que precisamos esvaziar os armários e o coração para acolher o próximo e sermos solidários.

Há pouco amor, no entanto guardamos raivas e temos ódio, somos egoístas e muitas vezes incapazes de reconhecer nossas falhas e pedir perdão, ou perdoar.

Enfim, tudo de bom o ruim que acontece, precisa partir de nós, sem a demagogia de que somos só uma gota, afinal é de gota em gota que a chuva renasce a terra seca.

Assim desejo que neste natal e durante o próximo ano, estejamos cheios de boas ideias e principalmente de verdadeiras ações de fraternidade e paz, colocando em nós a responsabilidade por um mundo melhor.

Jesus sempre renasce a cada nascer do sol, a cada pingo de chuva, a cada sorriso de uma criança, a cada gesto de bondade e a cada sinal de paz. Por isso, somos nós quem precisamos abrir a vida para que sejamos o local adequado para que Jesus nos transforme em seres humanos mais humanos e mais gratos, a tantas bênçãos que o universo nos oferece. A fim de concretizá-las e sermos felizes.

*Psicóloga, Palestrante, Escritora, Servidora Pública, esposa, mãe e cega com grande visão interna adquira meu livro Enxergando o Sucesso com as Mãos pelo cel. 95 991687731
blog. enxergandocomosdedos.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas