SÍNDROME DE DOWN


    Foi uma mutação, ou uma característica, uma sorte ou mudança de destino, etc. Mas está ai, chegou e veio para encantar, ser amado e amar.
    A pessoa com síndrome de down, antes de qualquer outra característica, é um ser humano, não como são tratadas "crianças" mas pessoas, que irão crescer, se desenvolver em suas condições e se tornarem adultos mesmo com o jeitinho de menino.
    Quando uma mulher engravida, ela entra em uma viajem desconhecida, sem saber de fato como será aquele bebê encantado que ama e carrega no ventre, como algo tão precioso.
     Porem nasce um bebê único e diferente do que ela pudesse imaginar. Pois  independente de ter uma síndrome ou não, este serzinho indefeso é único, tem seu jeito especial de ser e quanto mais cresce, mais começa manifestar suas vontades, seus gostos, sua peculiaridade.
    Por vezes entra no ritmo da família, obedece as regras e faz por um tempo o que os pais lhes pedem. Todavia chega o momento em que toma conta da sua própria vida, tem em suas raízes o que foi plantado pelos pais, no entanto fazer frutificar e uma decisão unicamente de cada um.
    Da mesma forma a pessoa que nasce com síndrome de down, tem gênio próprio, obedece se lhes colocarem regras e teima se não tiver suas vontades atendidas. É um ser único e especial como os demais, porem com algumas características diferentes de muitos, mas iguais a muitos outros também. Não deve ser discriminado, olhado com indiferença e tratado como anormal.
    A pessoa com síndrome de down é uma joia que precisa de maiores cuidados e atenção para ser lapidada; todavia continua sendo uma joia linda e especial, moldada pela mão do criador e entregue a uma família especial, capazes de cuidar de anjos.
    Tudo é perfeito como está e precisa ser valorizado como é.
    Síndrome de down não deixa de ser algo que requer cuidados maiores; no entanto pode trazer para a  família que a adotou, a acolheu, a amou e a respeitou; muitos momentos de alegrias, satisfações e vitórias.
Sejamos felizes e agradecidos com os filhos que Deus nos entrega e valorizemos as pessoas alem de suas limitações, com a crença de que eles são os melhores presentes que Deus nos entrega para nossa evolução e nosso aprendizado.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe e cega
com grande visão interna.

 CRP: 20/04509


Comentários

Postagens mais visitadas