MUITA TRISTEZA E CRUELDADE NO NATAL


É com muito pesar que escrevo este texto, nesta data tão linda. No entanto é preciso abrir os olhos, os ouvidos e o coração para que, com muita força e sabedoria, possamos ter um novo ano melhor.
Não tem como avançarmos sem observar e corrigir as atitudes do passado e principalmente o que vimos agora, onde a violência vem piorando e as prioridades sendo deixadas de lado em nome das belezas e enfeites natalinos, muitas vezes deixando de lado a saúde, segurança e a educação, como estamos vendo.
Nesta semana presenciou-se também a morte de pelo menos 5 pessoas. Pessoas mortas por tiros e facadas, com todos os requintes de crueldade, divulgados em vídeos em meios de comunicação.
Mulheres agindo no crime da mesma maneira que os homens e pessoas de sangue frio que não respeitam a vida. E o pior é ver vários meios de comunicação divulgarem no horário de almoço terríveis cenas como se isso fosse normal. Estão banalizando a vida!
Fica aqui a pergunta: será que estas manifestações de violência pública expostas e divulgadas colaboram de alguma forma para a paz?
Sócrates já dizia que antes de qualquer divulgação é preciso colocar os atos para passar em três peneiras: verdade, importância e necessidade.
Infelizmente é verdade o que aconteceu, é também muito importante verificar o quanto as pessoas estão se tornando monstruosas e desumanas, mas não é necessário que esta divulgação seja livre para qualquer pessoa olhar como se fosse um abate de animais.
Até que ponto o sensacionalismo tem sentimento de compaixão, de responsabilidade pelo sentimento daqueles frágeis para cenas tão fortes?
E principalmente, até que ponto a divulgação de cenas tão cruéis e violentas colabora para a paz existir?
Mais uma vez repito, temos que saber votar, temos que prestar muito atenção em políticos que valorizam mais as aparências do que as necessidades primordiais e básicas de um povo sofrido e carente de tudo, inclusive de um natal, de um renascimento de bons sentimentos e de boas ações para com o próximo.
Não é preciso olhar a violência, para saber que ela existe. É sim urgente termos ações concretas que combatam o crime, para renascer em nós o espírito natalino, que nos traz esperança no futuro.
Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos livre de tanto mal.
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
CRP: 20/04509
vera.sabio@tjrr.jus.br


Comentários

Postagens mais visitadas