CONHECENDO OS SENTIDOS


   No ponto de vista biológico, somos detentores de 5 sentidos: olfato, audição, paladar, tato e visão.
    Eu descrevi nesta ordem, pois para mim o valor de todos, é igual; mesmo  que cada um, considere mais importante, aquele sentido que lhes falte, ou o possui com certa dificuldade.
    No entanto o sentido mais primitivo é o olfato, visto que o bebê rejeita alguns cheiros, ainda dentro do útero materno. Vindo logo após, ou até na mesma intensidade, a audição, fazendo já na sua formação, o bebê reconhecer a voz materna, depois o gosto e o toque da mamãe e só posteriormente, o reconhecimento pela visão, bem turva no inicio da vida.
    Estou fazendo este relato, para proporcionar as pessoas que enxergam e são leigas a respeito do valor e capacidades das pessoas cegas; que percebam o quanto o sentido da visão é falho e superficial.
    Posso olhar uma linda flor; mas se eu não toca-la, não saberei se ela é verdadeira ou artificial.
    Vejo os alimentos na geladeira; no entanto,  se eu não os cheirar, não saberei se estão bons ou estragados.
    Admiro e elogio a beleza de um prato bem ornamentado; todavia se eu não provar, não saberei se aquela comida tem o paladar que me agrade.
    Vejo a habilidade de uma orquestra e os olhos lacrimejantes pela emoção da música. Porem Se eu não a ouvir, não compreenderei o porquê daquela emoção.
    Desta forma, lhes afirmo que posso ouvir, sentir, cheirar e tocar e com isto a visão, muito desejada, é na pratica bem substituída, pelos outros sentidos bem mais analíticos do que ela.
    Não digo que uma pessoa cega de nascença, consiga entender concretamente o que é uma cor vermelha, um olhar brilhante, a beleza de um beija-flor ou de um luar. Mas na pratica diária, a visão não é tão necessária como os demais sentidos. E esta compreensão é extremamente importante, na quebra de preconceitos a respeito de uma pessoa cega.
    Aquele que perde a visão, a partir da adolescência, é menos prejudicado, devido a memória visual que lhes proporciona o conhecimento das cores e tudo que anteriormente enxergou.
    Todavia, independente do tempo em que uma pessoa ficou cega; ela  precisa utilizar bem os outros sentidos que tem, agradecendo, reabilitando e explorando-os o máximo possível.
    Com credibilidade e oportunidades, a pessoa cega pode ter uma vida autossuficiente, produtiva e capaz.
    Assim a maior limitação, não somente da pessoa cega, mas de qualquer pessoa com alguma deficiência; não está na ausência de alguns de seus
sentidos, e sim. Na falta de políticas públicas eficientes, na falta de punições adequadas para quem desrespeita os direitos das pessoas com deficiência e principalmente na conscientização das capacidades da pessoa com deficiência e de quanto estes preconceitos precisam ser extintos, no respeito as diferenças e valorização de cada ser humano como único e cheio de todos os dons que os torne capazes.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe e cega
com grande visão interna.
Compre meu livro "Enxergando o Sucesso com as Mãos", entrando em contato
comigo.
( 991687731)




Comentários

Postagens mais visitadas