A APROXIMAÇÃO TRAZ NOVA VISÃO


É preciso confiar para conhecer o próximo, mesmo que este não seja tão próximo assim. Todavia se não dermos oportunidade para uma aproximação isto jamais será possível.
Ao observar o outro, estando distante dele, generalizamos suas capacidades, colocando na mesma saca espíritos e personalidades presentes em características superficiais um tanto parecidas, pois de perto ninguém é igual.
Ultimamente estou junto com algumas pessoas, fazendo um quadro à noite, duas vezes por semana, em uma rádio local. O quadro se chama "A aproximação traz nova visão".
Este quadro tem o propósito primordial de mostrar a sociedade o quanto existe de limitações, de aceitações, de superações e como é o jeito peculiar de cada um ultrapassar seus limites, que são muito mais imposto por falta de acessibilidade e sensibilidade estrutural e social, do que pela própria deficiência, características estas intrínsecas de grande parte da população.
Antes mesmo de ensinar pessoas que não possuam deficiências aparentes a se aproximarem de pessoas cegas, surdas, deficientes físicos e intelectuais, o quadro serve para eu mesma enxergar o quanto, até sem perceber e sem querer, ainda julgo o que o outro é ou não é capaz de fazer, medindo o outro com minha própria régua. Será que isso também não acontece com vocês?
Realmente só teremos pessoas com maior empatia pelos diferentes, a partir de uma nova visão, da convivência, da aceitação que o outro consegue fazer do seu jeito, coisas que pensamos serem realizadas apenas como fazem.
Assim, sejas capaz de sair dos conceitos acadêmicos, da pura teoria para a prática; não que a teoria seja insignificante, já que ela é confirmada com a prática, porém as distinções são infinitas.
Fazendo de cada um, antes de qualquer deficiência e de qualquer característica, um ser humano, um indivíduo único e intransferível. Podendo cada pessoa ter sua própria experiência que precisa ser valorizada e só da para ser observada a partir da aproximação.
A aproximação traz uma nova visão riquíssima e possível de transformar o mundo.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega.
vera.sabio@tjrr.jus.br
(95) 991687731


Comentários

Postagens mais visitadas