SEMANA DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


    Precisamos lutar sempre...
    Lutar contra a desigualdade social, lutar contra a corrupção, lutar contra as injustiças, lutar para que tenhamos direito de receber saúde, educação e segurança.. Lutar, lutar e lutar...
    Todavia giramos em círculos e pouco saímos do lugar. Pois nessa crise imposta por poderosos, quem está na minoria, é a maioria; os quais de braços amarrados não tem grande união. São incapazes de pôr a cara a tapa, sofrendo a triste consequência de votos errados e  não sabendo bem como agir.
     Porem você que tem o físico e o intelecto perfeito, saiba que existe mais de 24% da população brasileira com algum tipo de deficiência física ou sensorial. São eles os cegos, os surdos, os paralíticos, os tetraplégicos, os mutilados e os com diversas deficiências intelectuais; os quais vivem a margem de uma sociedade apática e desprovida de sensibilidade para compreender que em algum momento da vida, um destes pode ser qualquer um de nós, ou de nossos familiares.
     Nessa luta desigual onde mesmo aqueles que não possuem deficiência aparente, são enfraquecidos pelos governantes que os deixam sem condições de darem um passo em busca de melhorias, e sem voz suficiente para que consigam reorganizar a casa.
    O desanimo é total enquanto saqueiam o país. Porem a visão dos cegos enxerga que alem do horizonte existe uma luz. Os passos do paralítico avança em rodas em busca de seus objetivos. A voz do surdos revela nos gestos a vontade de uma comunicação honesta, sincera e digna e os deficientes intelectuais aprendem através do amor; sendo até mesmo os autistas unidos pela música...
    Tudo tem jeito se a solidariedade der as caras, se a união revelar a força e se a fé continuar viva e vibrante...
    Por isto na semana da luta da pessoa com deficiência, perceba que enquanto você não enxerga porque não quer, não ouve para não se comprometer, não anda para não sair do seu comodismo, não entende para não doer a consciência ao saber que precisa agir... Milhares de pessoas dão aquilo que tem e fazem o que podem mesmo com a ausência de um ou mais sentidos.
    Nesta percepção, agradeça a Deus por tudo que tem e usem seus talentos, seus sentidos e todo seu corpo para fazer o bem; andar com dignidade, enxergar a dor do próximo, ouvir o apelo dos aflitos, compreender a inteligência da ternura e louvar e agradecer por tudo que tem partilhando com aquele que não tem.


    Saiba que a verdade sempre aparece pois Deus se manifesta através de qualquer condição de vida, e enquanto há vida, há esperança e assim continuaremos lutando.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509
vera.sabio@hotmail.com
cel. 991687731

Comentários

Postagens mais visitadas