IR NA ONDA


    Você tem estilo próprio? Consegue segurar sua onda? Ou está sempre pegando carona em qualquer onda?
     Vivemos em uma sociedade onde a ética é constituída de várias normas morais, com muitas culturas e diversos costumes. O que é regra para uns não é para outros e a constituição determina leis padrões para todos; porem ainda assim de acordo com classes sociais e formações educacionais, uns recebem penas diferenciadas, burlando padrões gerais a todos.
    Nem sempre o que é bom para um é para outro e mesmo sendo bom as vezes não lhes convém; e ainda que lhes convenha pode ultrapassar as diretrizes de uma sociedade que não coloca aquela atitude como moral. Vivemos em união onde os elos que nos entrelaçam e permite o bom andamento do conjunto social, deve ser realizado de maneira a não aprisionar e sim conscientizar da necessidade da colaboração de cada um.
    Onde cada um precisa fazer sua parte e até mesmo partes extras em prol do convívio harmônico, sendo todos notas da mesma canção.
     No entanto principalmente na fase da adolescência quando são feitas as maiores descobertas; onde os pais deixam  de ser os únicos heróis e passam a serem vistos como falhos, sabendo por vezes bem menos do que os adolescentes sabem e sentem, como descobertas super importantes ao seu ponto de vista.
     Neste momento da vida a construção ética é essencial, embora os adolescentes não sentem que estão plantando o próprio futuro e por mais que percebam os pais falhos e com poucas referências para eles. São os pais seus portos seguros; muito mais valiosos do que as inteligência nata e tecnológica, as quais eles confiam tanto.
    Os adolescentes desconhecem o abismo que terão no futuro se não forem podados no presente e se qualquer onda lhes fizerem surfar.
     O turbilhão de informações misturados com a falta de experiências produz estresse infantil sem base sólida com  e bom filtro para absorver o que realmente for eficaz em suas vidas.
    Existem caminhos sem voltas e os limites são necessários se quiserem crescer. Portanto acalme o coração, quanto mais serenar a mente, melhor conseguirá obter sucesso e foco naquilo que lhes atrai, tendo uma força madura e familiar que lhes sustentem até seu amadurecimento.
    Cair na onda é algo muito fácil aos adolescentes livres e que acham saber tudo sem experiência de nada.
    A onda passa, a moda acaba, os estilos se modificam; porem o principio de confiança, bondade, partilha, moral e solidariedade sempre são constantes.


 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe e cega
com grande visão interna.
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br
cel.(95) 991687731

Comentários

Postagens mais visitadas