É PRECISO APRENDER A PESCAR


    Em vários relatos bíblicos, Jesus se refere sobre a importância do trabalho, na transformação do ser humano.
    "Todos irão colher, o que plantou; é preciso ensinar a pescar e não dar o peixe pronto; que recebamos de acordo com o suor de nossos esforços; não é possível uma fonte de água doce, brotar água salgada; o trabalho edifica o homem; devemos comer do suor de nosso rosto; mente vazia, oficina do diabo; etc."
    Dependendo da interpretação e maneiras que estas frases foram ditas; retiradas da Bíblia ou de outro pensador que se baseou nas mesmas escrituras.  Entrelinhas, todas elas querem dizer que a honestidade, a honradez e a dignidade, são provenientes do trabalho humano.
    Ao falarmos de trabalho humano, entendemos o direito do trabalhador e não nos referimos a escravidão, tão abominável e desprezível. Mas sim a educação que ensina a pescar e não dar o peixe pronto.
    A falta de trabalho, camuflada por bolsas famílias e benefícios, poucos, porem  que mata a fome imediatamente e escraviza a mente daqueles que acomodados as migalhas que recebem e com medo de vir a perde-las, se quer se esforçam para receber o dinheiro produzido pelo suor do seu rosto, se tornando escravos do sistema "pão e circo".
    Observamos a Venezuela com sua miséria imensa e sua emigração constante. Lá onde tudo era fácil e gratuito, onde as pessoas foram acostumadas a receberem do governo o que precisavam para uma vida tranquila e farta. Lá a população pensa que o leite deve ser em pó ou vindo embalado nos mercados; que as vacas não produzem leite que possam lhes alimentar e se quer aprenderam a retirar leite da vaca. Lá a população mesmo tendo quintais grandes, nunca aprenderam a preparar a terra para o cultivo de hortaliças, legumes e tantos alimentos saudáveis que podemos ter no próprio quintal. Enfim, ganharam o peixe pronto e agora não sabem pescar.
    É muito complicado modificar uma cultura, a mesma que já está impregnada naqueles que acreditam que não importa se o político é ladrão, contanto que ele faça alguma coisa para aumentar os benefícios que este cidadão recebe sem trabalhar.
     Acreditam que o remendo feito pelas cotas destinadas as classes inferiores, como  bolsas e benefícios; algo que deveria ser temporariamente, só enquanto o cidadão conquistasse seu próprio trabalho com dignidade. acabam sendo constante e este cidadão, passa mês e entra mês só esperando os benefícios do mês seguinte, sem se quer estudar, se profissionalizar e ter coragem de correr atrás de uma qualificação, pois assim poderá perder a bolsa que ganhava para não fazer nada.
    Há tempos está sendo impregnado na população a condição de vítimas sociais, vítimas da pobreza, da deficiência, do preconceito, da discriminação. Sem perceber o enorme valor de filhos de Deus, de guerreiros, de
sobreviventes e de capazes; onde  diante qualquer problemas, conseguem encontrar uma solução do tamanho da vontade de enfrentá-los.
    Esta autoestima não é ensinada nas escolas, nasce de uma vontade intrínseca, pois não é divulgado o quanto cada pessoa é capaz. Não é interesse dos governantes educarem para que  a população seja inteligente e suficiente para retirar os políticos que não prestam, na certeza de que não dependemos deles.
Que nós cidadãos dignos somos construtores da nossa história, onde a força, a mudança e a renovação está em cada um de nós.
    Abram vossas mentes e o vosso coração e lutem pelos vossos sonhos, aprendam a pescar, pois só assim o peixe que conquistarem terá o melhor sabor que já provaram, capaz de modificar o futuro.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe e cega
com grande visão interna.
 CRP: 20/04509
cel. 991687731

Comentários

Postagens mais visitadas