VALORIZE A VIDA


    As pressões causadas pelo caos existencial, são tão intensas que por vezes pensamos em desistir desta vida. No entanto o pensamento natural, não aquele doentio, logo passa, ao depararmos com o presente indescritível que Deus nos proporciona, em todo amanhecer.
    Porem infelizmente são muitos os que não conseguem controlar o pensamento destruidor do suicídio, o realizando sem consciência de que a vida continua e assim  trazem para si um sofrimento terrivelmente pior.
    A Organização Mundial da Saúde nos informa que no mundo, em cada 40 segundos, mais uma pessoa acaba com a própria vida.
    É duro acreditar que enquanto escrevo este texto, ou enquanto você o lê; diversas pessoas desesperadas, doentes, desequilibradas e inconsequentes destrói a chance de se tornarem melhores, de ajudarem o próximo, de modificarem o futuro e de não causarem aos seus familiares tanta dor e abandono com sua ausência, simplesmente acabando com a vida.
    Ninguém pode e nem tem o direito de tirar a vida que lhe foi entregue e escolhida pelo Criador. Aquela vida que ao entrar no ventre de sua mãe, foi capaz de fazer de tudo para se formar, lutando demais para nascer.
    E agora, por motivos insignificantes e facilmente superados; tendo forças,  inteligência e esperteza para ultrapassar quaisquer obstáculos e mesmo assim não valoriza a vida. Já que diante as dificuldades, acaba por destruí-la.
    Não existe algum motivo suficiente para interromper o curso da existência. Pois a vida pode não ser como gostaríamos  que fosse; todavia com certeza ela é o aprendizado que necessitamos para sermos melhores, para ultrapassarmos nossos limites, para alcançarmos o que desejamos e principalmente para sentirmo-nos felizes.
    Não estou com isto dizendo que sua dor é insignificante, que seu sofrimento não tem importância. Quero somente que tenhas forças para no desespero pensar mais um pouco; não tomar decisões no impulso das emoções e sim ter capacidade de deixar a mágoa secar, a dor passar, o tempo girar e a noite te adormecer. Afinal por maior que seja a tempestade, sempre surge um arco-íris,; o canto de um pássaro, o sol que te aquece, o sorriso de uma criança e tantas bênçãos que nos possibilita recomeçar.
    "Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos muito, nós podemos mais..."
    Unamo-nos todos em prol de mais vida e menos morte. Sendo um ombro amigo a quem precisa de novos sonhos e novo ânimo, com ideal para lutar.
    Valorize os problemas alheios; porem não se detenha neles. Ajude com que o outro perceba que sempre pode percorrer outra direção e transformar nesta ida o caminho que agora acha ser o fim.

    Informe e leve-o a profissionais que possam trata-lo, sinta a dor do outro e deixe ele sentir-se acolhido; para que independente de qualquer situação, consiga entender que a vida ainda
vale a pena.
    Retire seu  o egoísmo e busque o verdadeiro amor que está em ajudar o próximo. Desta maneira todos saberemos que a vida é a chance que temos em nos transformarmos em seres melhores, mais úteis e suficientes para vivermos intensamente, deletando quaisquer pensamentos suicida.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509
vera.sabio@tjrr.jus.br
cel. (95) 991687731

Comentários

Postagens mais visitadas