SER DEFICIENTE OU ESTAR DEFICIENTE, EIS A QUESTÃO


  Não é fácil viver com alguma deficiência, mesmo por que é difícil viver, conviver,  ser gente, e principalmente  ser humano.
      Em um mundo diversificado e globalizado, a palavra inclusão virou moda, fazendo muitos acreditarem que ao compartilhar os espaços, permitindo que todos circulem em qualquer lugar; estarão  efetivando a famosa "inclusão".
  Mas será que você que teve uma noite mal dormida, pensando nas contas que crescem, enquanto seu salário diminui. Assim sai de manhã, apressado, de moto em um transito louco; sente-se incluso ao verificar que os poderosos não precisam levantar cedo, possuem um ótimo carro e dormem tranquilos , despreocupados com contas que somente a você pertence.
      Estou falando desta forma simples e clara para te dizer :
      - Sabia que você é deficiente!
      Você que tem muito é deficiente de amor, sendo incapaz de repartir.
      Você que tem pouco é deficiente de alegria, pois as preocupações em fazer do pouco suficiente, retira sua paz.
      Você que vive sozinho, é deficiente de amigos; andando distante dos outros e sendo considerado antipático, fazendo com que os outros se afastem de você.
      Você que convive com muitos é deficiente de aconchego, pois quase nunca consegue se encontrar consigo mesmo.
      Enfim, aquele que não vê o sofrimento do outro, muitas vezes é mais cego do que eu que não vejo o rosto de alguém.
      Aquele que não é capaz de sair do seu comodismo para socorrer a quem precisa, é bem mais paralítico do que o que se esforça para caminhar sobre as rodas de uma cadeira, em busca dos seus ideais.
    Quem não escuta o sorriso de uma criança, por vezes é mais surdo do que a pessoa que não ouve, mas faz uma criança sorrir.
    Os que só pensam em seus problemas, na sua vida, e vive no seu egoísmo tem bem mais dificuldades de raciocínio do que muitos deficientes intelectuais; os quais estão prontos para quem tenha a sensibilidade de os aceitar e os amar como eles são.

    Analisando estes contextos, fica esclarecido que "estar deficiente", são condições que limita uma pessoa de utilizar alguns dos sentidos físicos e sensoriais prejudicados, por causa de algum acidente, doença ou má formação genética.  Fator pertinente a quaisquer pessoas que possuam ou poderão adquirir alguma limitação. As quais podem ser perfeitamente superadas através de esforços,companheirismo, solidariedade, acessibilidade, sensibilidade e amor mutuo.
      Isto é algo bem diferente de "ser deficiente".
      Pois ser deficiente é:
    Permanecer estagnado perante a situação física ou sensorial, e pior ainda atitudinal, que o impede de conquistar espaços, enxergar sonhos, ouvir lamentos, abraçar lutas, pensar atitudes, desvendar mistérios, encontrar caminhos e ser vencedor...
      Somos diferentes, o que é nossa riqueza; porem somos iguais, o que é nossa condição de seres humanos.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509
vera.sabio@tjrr.jus.br
cel. 991687731

Comentários

Postagens mais visitadas