PAIS POSTIÇOS


    Ultimamente são raros os casais em que um dos cônjuges não esteja neste relacionamento com 1 ou mais filhos herdados do ex casamento. Todavia a boa convivência se consegue através da aceitação, participação, confiança, paciência e muito diálogo entre todos, no respeito ao passado de cada um.
    Não dá para termos ex filhos, nem ex pais. Porem podemos conviver com os filhos e os pais postiços com grande amizade, confiança e boa união. Possibilitando um lar feliz e harmonioso se cada um souber o papel que deverá assumir, a partir do momento que entra em um relacionamento a 3 ou mais, dependendo de quantos filhos tem, aquele que você de livre vontade escolheu para continuar sua caminhada.
    Como cônjuges devemos compreender que só começamos um relacionamento, no instante em que estamos dispostos a ter alguém para sempre.
     As separações ocorrem, mas não são a finalidade daquele que apaixonado resolve se casar. Por este objetivo de envelhecer juntos; é verificado que neste tempo, os filhos também casarão e tomarão conta das suas vidas; sendo eles sempre nossos filhos, mas não permanecerão o tempo todo ao nosso lado.
   Da mesma maneira o cônjuge que deseja viver bem com sua nova companheira ou novo companheiro. Deve compreender que se o pacote veio completo, se ama seu cônjuge de verdade; precisa ter amor, dedicação, paciência e respeito por aquele filho que não quis o fim do relacionamento dos pais, que não pediu para não continuar com sua família original, que muitas vezes ainda não tem discernimento para saber o que está acontecendo, que sente a falta do convívio que tinha anteriormente, etc.

    Porem a convivência faz com que os membros da família comecem a se parecerem; terem os mesmos gostos e costumes. mas a genética também faz parte das personalidades, e aquele que não aceitar as diferenças e procurar viver em harmonia, não proporcionará um bom desenvolvimento as crianças e adolescentes que estão neste processo e serão os próximos pais do futuro.
   Aceitar, conversar e perdoar, são verbos que todos os dias precisam ser conjugados e colocados em prática se quisermos uma família feliz.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

cel. 991687731

Comentários

Postagens mais visitadas