UMA PEDRA

"No meio do caminho tem uma pedra" (Carlos Drummond de Andrade).
Mesmo quem não gosta muito de literatura, de poesia e ainda de filosofia, alguma vez pronunciou esta frase, embora nem saiba realmente os diversos sentidos que ela possui. Não existe quem não tenha uma pedra no caminho, embora muitas destas pedras possam ser que não foram colocadas no seu ou no meu caminho, por nós mesmos. E então, ao invés de entendermos que devemos retirar as pedras, ultrapassar as pedras e mesmo ignorar algumas delas, têm pessoas que gostam de justificar e serem as vítimas...
"Não é justo eu levar pedras que outros colocaram; não posso ter que tirar pedras que não são minhas; coitada de mim! São tantas pedras que carrego nos ombros, isto é uma maldição, etc.". Afinal é mais fácil somatizar problemas, ter cara de piedade, ser o único sacrificado, do que pôr a mão na massa.
- Quem colocou esta pedra no meu caminho? Esta pergunta é uma perda de tempo, afinal pode ser a falta de uma estrutura familiar, um problema cultural, educacional, religioso e mesmo genético. Todos temos pedras e a todo tempo, e quem colocou já não importa, afinal elas estão lá e o caminho é meu. Perder energias pensando e repensando no passado que não volta mais são desculpas inúteis para os fracos e sem coragem de lutar, remover, ultrapassar, suportar... Afinal sempre há mais do que uma alternativa. Ou você reclama, ou você muda o caminho, ou você retira a pedra, ou a ultrapassa, ou sofre... O que não pode é acreditar que não tem opção. Sempre temos, e muitas.
Portanto veja a sua realidade, faça das suas pedras degraus para um futuro melhor, pare de gastar tempo em lamentações e lapide as pedras transformando-as em oportunidades, possibilidades e atitudes. Os diamantes não eram assim, foram pedras brutas que sofreram muito até seu brilho ser tão intenso e ofuscar qualquer outra a sua frente.
Significando assim, que você e eu podemos brilhar muito mais do que imaginamos, é tudo uma questão de tentativas e de flexibilidade em fazer diferente quando errarmos, até dar certo.
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe e cega com grande visão interna.
CRP: 20/04509

Comentários

Postagens mais visitadas