PÓS CARNAVAL

Os brasileiros em geral reclamam de muitas coisas referente ao trabalho que exercem, no entanto, nenhum empregado reclama do tanto de feriados que nosso país oferece...

Quem é autônomo sofre com os feriados que dificultam as vendas, diminui a produção e fecham os comércios. E mesmo assim, as empresas precisam pagar os subordinados para ficarem em casa; aumentando seu prejuízo.

Todavia são poucos os empregados que entendem o quanto o Brasil é folgado em relação aos outros países, onde os feriados são muito menos.

Aqui no Estado, por exemplo, temos diversas denominações religiosas, porem os feriados católicos são respeitados em qualquer crença.

Tudo é motivo para comemorar, tudo é razão para folgar e se divertir, vivendo na pura ilusão de que somos uma nação privilegiada, onde o trabalho fica em segundo ou terceiro plano; pois o que vale são as diversas bolsas doadas pelos governantes, enquanto tudo aumenta e a gente literalmente "dança"...

A folia do carnaval é mais um motivo, para que na ressaca do dia seguinte, você tente refletir...

Será que o combustível subiu e com ele tudo irá novamente subir; ou será que ainda estamos com o gosto amargo da bebedeira e não conseguimos entender o que acontece ao redor.

Mas enfim, afirmam o velho ditado: "cada um tem o governo que merece." E eu digo: "comemos o pão que o diabo amassou".

Aos poucos pensantes, vou tentar esclarecer:

Para mim errar uma vez, é compreensível; todavia persistir sempre no mesmo erro, é burrice.

Desta forma vivo comendo o pão que os outros amassaram", afinal estou no Brasil e talvez a minha responsabilidade esteja no tanto que não fui convincente, não conseguindo adversários suficientes; porem, minha gotinha tento distribuir na fogueira da existência, onde cada um colhe o que planta.

Mas não devemos esquecer que o quintal "mundo" é de todos, fazendo com que à praga dos outros, esteja na minha plantação.

Meio confuso, porem muito real, afinal são as dúvidas da vida; a interpretação de cada um e as conclusões que tiramos de cada fato, o que permite com que pensamos e modificamos a realidade pela qual passamos.

Infelizmente o brasileiro não é acostumado a refletir, tem preguiça de pensar e medo de chegar a conclusão que fez errado; permanecendo no erro e fugindo da realidade para viver uma ilusão menos triste. Assim esquecemos todos os problemas e caimos na folia.

Bom mas agora já nos divertimos bastante, o carnaval acabou e"é hora de trabalhar"; então que venha logo o próximo feriado...

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas