PLANTAR MARACUJÁ

É triste analisar que a corrupção e o preconceito são faces da mesma moeda; visto que a corrupção age injustamente, dividindo o todo em prol de uns poucos. Ela quebra, deforma, estraga, destrói o caráter, a ética, os princípios e a moral.

Faz rico aquele que não lutou honestamente para conquistar o seu espaço; porem pisou em pessoas inocentes, matando vidas em massa e tendo o espírito miserável e egocêntrico, pelo qual o dinheiro jamais compra a paz eterna.

Gestos e atitudes de corruptos são facilmente percebidas em pessoas preconceituosas; cheias de ares de superioridade como se seus umbigos reluzentes fizessem a diferença na existência do mundo.

O preconceito os tornam soberbos e prepotentes, sendo  quem tudo sabe, tudo pode e tudo manda; como se aqueles que possuem   diferenças físicas e sensoriais e é de outra cor, raça, cultura, opção sexual, grau de instrução, qualquer características físicas  e deficiência; fossem inferiores a estes ditos perfeitos que são incapazes de reconhecer no outro, seus semelhantes.

Ignoram assim, que mesmo sendo eles os maracujás mais lindos e robustos. Tornou-se necessário que mãos calejadas os plantassem, estacas rústicas e diferentes, os sustentassem; água sem cor e sem sabor os regassem; o sol que brilha para todos, os aquecessem; abelhas pequenas e muitas vezes invisíveis os polinizassem; e diversas vezes o melhor suco é extraído quando o maracujá esta feio e
murcho. Revelando que a aparência pouco conta na hora do resultado final.

Se quisermos cidadãos íntegros, honestos, responsáveis e sem preconceito e corrupção. Analisem o quanto plantar maracujá nos ensina a viver unidos, contar com os diferentes e tirar do íntimo o melhor que somos. Alem do que os olhos enxergam, mas as ações revelem.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas