PASSOS NO ESCURO

"Mais cego é aquele que não quer ver".

É muito diferente a posição notada entre aquele que enxerga e não quer ver e aquele que por algum motivo nasceu ou veio a perder a visão física durante o decorrer da vida.

A visão é algo extremamente importante para os julgamentos, os posicionamentos e muitas vezes para a mudança que tanto melhora o mundo.

No entanto esta falta de visão não tem nada parecido com a cegueira condicional causada por ma formação óptica ou doenças e acidentes que deixam muitas pessoas cegas.

A visão tratada como fonte essencial de percepção, forma pensadores criticos e pessoas capazes de darem passos no escuro, ou seja avançar para um futuro não enxergado, mas com grandes possibilidades de ser mais justo e elevado, do que o qual a própria visão pessimista e sem atitudes de empatia e solidariedade, não pode imaginar.

Por isto repito que enxergar vai bem alem do que os olhos conseguem. É algo que denota vontade, ações e otimismo.

Com tantos atos desonestos e corruptos; diversos indivíduos perdem, todos os dias o poder de ver novas possibilidades, que permita agirmos diferente e darmos passos no escuro, cheios de confiança, fé, perseverança e gestos concretos, os quais mostrem que fazer o bem é a única opção para que o bem aconteça.

Não tem como colhermos o que não plantamos. E o que percebo são poucas pessoas com disposição para plantar. Até murmuram constantemente, divulgando nas redes virtuais o mal existente. Mas na hora de dar um passo, de tomar uma atitude; sentem-se fracas e desanimadas, ignorando o quanto são capazes, se realmente acreditarem.

Há até aqueles que se envolvem, como faz a galinha quando doa o ovo, porem quase ninguém se compromete, como faz o porco quando torna-se presunto.

E dessa maneira, quando muito, giramos em circulos, no entanto a maioria nem sai do lugar.

Quem faz pouco, merece poucas realizações. Mas é fato que chegamos a um ponto que não dá para fazer pouco ou quase nada. É necessário mudar o rumo da história se quisermos nossos filhos e netos
em um mundo digno. Não tem como viver contemplando os tempos passados que foram bons e não agir diferente para que no futuro exista educação, saúde, segurança, igualdade, participação e justiça. Palavras tão proclamadas e pouco vivenciadas nos dias de hoje.

Portanto não espere pelos outros, dê cada um seu passo inicial e determinante para a reconstrução da sua história. Cumprindo os deveres e fazendo com que aconteça os direitos que tanto precisamos e merecemos.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas