OVELHA E LOBO MAU

Em Mateus 18, Jesus diz:
"12 - O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida?
13 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam."

Aqueles que desconhecem o comportamento das ovelhas, as enxergam como animais inocentes e dóceis; o que não corresponde a pura verdade.

Ovelhas são animais rebeldes que facilmente se perdem do pastor, dando trabalho para que ele as procure e cuide delas o tempo todo. Como são impacientes, ao caírem  em armadilhas, invés de calmas e confiantes esperarem o socorro, se debatem ficando cada vez mais enroladas; também gostam muito de lamas e logo ao encontra-las caem de cabeça e rolam nelas sujando como porcos.

Percebemos assim que suas características estão notavelmente na maioria de nós, ou pelo menos de vez em quando, todos temos gestos iguais aos das ovelhas. Sendo por isto que Jesus em sua infinita sabedoria as cita, quando quer referir-se a nós.

Não somos mais do que ovelhas perdidas quando nos afastamos de Deus e entramos em caminhos nebulosos e cheio de lamas. Quando não temos paciência e confiança para esperar no senhor, sofremos mais do que precisávamos ao teimarmos com os erros e cada vez nos enrolarmos mais neles.

Porem há 3 formas de voltarmos a felicidade da convivência com o pastor, e são elas:

1ª Voz do Pastor: Jesus nos chama pelo nome, e com certeza as ovelhas atentas escutam sua voz e correm ao seu encontro. Porem o mundo barulhento de conflitos, ambições e muitos caminhos, por vezes impedem que ouçamos a voz do senhor. Mas aquele que escuta a dor do seu irmão com fome e doente, aquele que ajuda os necessitados esta atento e volta logo ao convívio feliz da presença do pastor.

2ª O cachorro: O pastor sempre tem um cachorro que ajuda no resgate das ovelhas. São os sofrimentos, pois aquele que não volta pelo amor, volta pela dor. Este sofrimento ao ser aceitado com resignação, oração e gratidão, na confiança que nunca Deus nos dá o frio maior do que o cobertor; permite que a ovelha logo volte a ser feliz junto ao seu dono. Pois o cachorro sabe pegá-la, arrasta-la com os dentes, mas não as fere se elas se deixam levar.

3ª O lobo: No entanto se nem pela voz e nem pelo cão a ovelha for resgatada, o lobo a devorará. Todavia Jesus deixa bem claro que nenhuma ovelha se perderá; assim mesmo que não enxergamos mas dentro de cada lobo há uma ovelha que uma hora precisa ser liberta e a voz do pastor e os sofrimentos da existência mais cedo ou mais tarde a libertará. Fazendo com que a profecia seja cumprida e o bem vença o mal.

Neste mundo de tantos lobos, tanta corrupção, tanto desamor, tanta vingança e tanta ambição, etc.. Somente esta confiança em que Deus a de queimar a erva daninha e fazer reinar um tempo de graça, onde toda ovelha seja resgatada. É o que nos permite continuarmos...

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas