MENTE E NEM SENTE...


Todo mundo mente, puxa a sardinha para seu lado, conta vantagens e quer justificar o injustificável. Todavia é extremamente necessário que seja observado e trabalhado o uso da verdade nas primeiras fases da vida humana.

Aquele pai, mãe ou responsável que acha que é legal verificar a esperteza da criança e do adolescente em  esconder seus atos, trapacear, inventar estórias e colocar a culpa no outro. Está simplesmente colaborando para o crescimento de mais um corrupto, desonesto e que faz da mentira sua verdade.

A mentira é uma semente que ao ser plantada, adubada, regada e cultivada, produzirá muitos frutos; os quais se tornam cidadãos acostumados a enrolar os outros, com argumentos convincentes que de tanto serem repetidos, acreditam verdades, destorcendo totalmente um caráter digno e saudável.

Porem da mesma forma a sementinha da verdade merece todos os tratamentos adequados para que cresça desde a infância; sendo os pais e responsáveis, grandes cultivadores, exemplos, promotores e propagadores da verdade, a qual nenhuma sombra pode deter sua luminosidade.

A mentira é uma semente ruim que cresce sem limites; enquanto a verdade é uma semente delicada e generosa, precisando de podas adequadas, muita transparência e espelhos que revelem o quanto é mais facil ser verdadeiro e o quanto se ganha em falar a verdade, assumir seus atos e pedir perdão.

Contei várias vezes esta estórinha a meu filho, e percebo os frutos colhidos; pois mesmo com as repreenções, castigos e limites; principalmente nas ações sérias onde a verdade deve aparecer, ela sempre aparece, não tendo ele dúvidas que a verdade é a melhor solução e que pode confiar em mim, para sua exposição.

"Um garotinho para chamar a atenção dos seus vizinhos, ia brincar um uma casa abandonada e lá começava a gritar desesperadamente:

- Socorro!! socorro!! tem um lobo mal aqui e vai me matar...

A vizinhança solícita deixava seus a fazeres e corria para socorrer o menino; mesmo deixando o feijão queimar, os comércios sem vigilância e todas as tarefas incompletas. Porem ao chegar no local onde o menino se encontrava; este caia na gargalhada e cantarolava: "enganei o bobo na casca do ovo"...

Como a mentira tem perna curta, certa vez o menino ao ir brincar, deparou-se com um bandido que realmente começou a agredi-lo violentamente. Neste desespero, o menino clamou por socorro, mas ninguém o atendeu..."

Precisamos demonstrar muito mais do que falar. O quanto o bem é mais importante do que o mal; O quanto a união é mais forte do que a desunião; o quanto o amor é melhor, nos fazendo felizes quando estamos no caminho da verdade e temos a consciência tranquila.

Enquanto a verdade continuar abafada pelos interesses pessoais, sem a união e somente com egoísmo, onde cada um faz o que lhes convém, apático a vida do próximo. A mentira toma uma proporção difícil de imaginarmos e totalmente prejudicial a saúde do corpo e da alma.

Assim jovens entram nos vícios, burlam quaisquer leis e trazem um futuro muito doloroso aos pais e responsáveis que serão abandonados em suas velhices; pois não souberam serem verdadeiramente pais e educar com transparência os filhos que Deus os deu.

Que a verdade por mais que doa seja revelada o quanto antes, para que através da punição, conversão, perdão, reconciliação e justiça; possamos reconstruir um mundo bem mais confiável e bom de conviver.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas