A MAIOR PRIORIDADE É A ÁGUA

Envolvidos com novas praças, com belezas estruturais de várias maneiras no Estado; com investimento de 700 milhões pelo ministro dos transportes, conforme anunciado em sua visita em Roraima; enfim com tanta beleza que encanta os olhos mas não aquece o coração.

Não aquece o coração quando pensamos na maior riqueza que possuimos cada dia em menor quantidade e qualidade; e que ainda muitos não acordaram para urgência de preservar, limpar, conservar e cuidar do nosso maravilhoso rio.

Ninguém vive de concreto e ninguém sobrevive sem água.

Portanto fechem as torneiras, consertem os canos rachados, reutilizem águas de lavagens e outras que possam ser reaproveitadas. Acreditem não só em regiões nordestinas e em São Paulo que ficou sem água, já não temos mais a fartura que tivemos.

Nosso rio sente a dor da seca, nos deixando preocupados com um futuro incerto.

Quantas águas são desperdiçadas em construções que podem esperar a época das cheias para serem concluídas

Há animais morrendo de sede e águas regando plantinhas que deviam aguardar o tempo das chuvas para ficarem bonitas.

Há bairros que faltam água nas torneiras para as emergências do lar, enquanto pessoas lavam calçadas, carros e deixam chuveiros abertos em banhos longos demais.

Enquanto existem vazamentos diversos sem grandes preocupações, falta maiores esclarecimentos a respeito de que tudo que se esbanja hoje, não teremos amanhã.

E qual está sendo nosso papel nessa conscientização?

O que estamos fazendo para que consigamos diminuir o gasto de água diante tamanha seca?

Cuide de si, para cuidar dos outros. Comece por fechar as torneiras, reaproveitar a água, acabar com os vazamentos, diminuir o tempo no banho, as lavagens de calçadas e carros, as reformas e construções desnecessárias neste período de seca, como também, reduza o tamanho do seu jardim.

Com seu exemplo converse com amigos e familiares a respeito, e denuncie aqueles que não possuírem esta conscientização. Analise quem servirá para nos representar na política.

Dê o primeiro passo a favor da água, da natureza e da vida em harmonia, sem desmatamento, esbanjamento, envenenamentos e ambições doentias.

Cada um poderá colocar uma gotinha nesta fogueira, fazendo com que renasça um futuro onde a seca não existirá, com a preocupação e a morte que existe agora.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas