A DESBUROCRATIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Na era digital, é inadmissível o enorme tempo perdido em filas intermináveis, para resolver problemas básicos, onde apenas a boa vontade dos servidores, pouparia-nos muito tempo.

Mas infelizmente a burocracia predomina, sobre os mostradores de serviços que estão em seus postos em formatos de máquinas e generalizando qualquer situação.

Os pais verificam todos os anos, que embora os filhos continuem a estudarem nas mesmas escolas; todavia a burocracia lhes forçam a ficar nas filas intermináveis para conseguir uma vaga, os obrigando a levar toda a documentação que já existe naquela escola, desde quando aquela pessoa estudou lá, nos  anos anteriores.

Isto também ocorre, ao nos solicitarem algum documento do INSS, de bancos ou dos órgãos responsáveis pelos diversos impostos que nos obrigam a pagar; ou para regularizarmos a energia ou a água. As filas são maiores ainda e a velha burocratização continua prevalecendo e atrasando um resultado positivo e eficiente. 

Porem, se por acaso os atendentes tivessem uma visão diferenciada, dependendo de cada situação, com certeza nossa vida seria mais facil e desburocratizada.

Assim, não entendo o porquê isto não acontece.

Nesta semana passada, precisei ficar um dia no hospital acompanhando meu marido que submeteu-se a uma pequena cirurgia; e ao entregar virtualmente o atestado deste único dia, o DRH do meu trabalho, pediu-me que entregasse o atestado lá fisicamente, pois este irá para junta médica e aguardarei a junta me chamar, e pasmo, terei que levar o marido, no caso o paciente o qual acompanhei para que somente depois que esta junta analise  o paciente e devolva todo o processo criado para isto; o DRH do meu trabalho, justifique o dia que perdi. Não esquecendo todos que o atestado foi apenas de um único dia.

Entendo pouco de informática e muito menos de leis. Mas mesmo assim deixo minha idéia simples e eficiente, onde a boa vontade, o bom senso do servidor responsável pela liberação de licenças, teria várias formas práticas de resolver este único dia, sem que eu tivesse que perder outro e levar uma pessoa cirurgiada para enfrentar no mínimo algumas horas, isto se não acabar sendo um dia todo, em filas de perícias para que a junta médica que atende todo o Estado, olhasse o atestado emitido pelo responsável pela cirurgia, e também olhasse para a cara cansada de um recém cirurgiado, o qual poderia ficar bem pior, devido a tanto tempo de espera.

Tratamento este totalmente desnecessário se a internet funcionasse e a comunicação do DRH com a junta médica fosse eficiente; pois desta forma mandariam virtualmente o atestado e com boa vontade, visto que este é somente de um dia, não estamos falando de vários dias ou meses. E tudo seria resolvido confortavelmente.

A internet deve servir para facilitar a vida das pessoas, e não somente para diversão e assuntos inúteis. Ao contrario, este avanço e celeridade é somente algo virtual e não faz realmente parte da nossa vida, quando de fato precisamos...

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

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