QUANTO CUSTA UM SORRISO!!!

-Quanto custa um sorriso moço?

Estou com a barriga vazia e gostaria de algo para me distrair e esquecer a fome... Posso eu de pés descalços entrar neste teatro onde meu pai ajudou a construir, ou participar das danças e da música que ilumina meu olhar e me faz parar de pensar no craque, companheiro inseparável nas horas de solidão e fome...

Quero ir para escola, nem que seja para comer a merenda e aprender algo diferente que seja mais bonito do que ver meu colega matando e roubando...

Preciso de um colo, preciso de um abraço, preciso saber se sou gente, ou sou a vergonha da própria nação que me formou...

-Quanto custa moço, este sorriso que você tem por estar neste carro conversível e não sentir o calor que queima meus pés neste asfalto quente?

Posso aprender, moço! ou não tem dinheiro para me ensinar? 
Posso sorrir, moço! ou não tenho condições para comprar este sorriso, que embora parece que falta algo, mas deve ter mais do que eu tenho.

Moço! enquanto você precisa de fortunas para se sentir feliz e mais poderoso, tendo inveja dos que tem mais do que você, e com isto desvia o dinheiro destinado a minha educação, a minha saúde, a minha segurança, a minha habitação e até aquele pouquinho que compra o pão que mata a minha fome. Eu preciso de um sorriso mais barato que apenas um lugar seguro para que eu morasse e uma comida digna para que não passasse fome, e claro um trabalho para que a mamãe pudesse ficar comigo. Só isto moço me deixaria com o sorriso bem mais bonito do que o seu...

Sabe! A arte, a dança, a música e as brincadeiras poderiam ser minhas amigas, os cadernos poderiam ser meus companheiros, os lapis poderiam ser meus irmãos e eu poderia ser feliz e acreditar que minha vida é o futuro e pode ter este sorrisos que no momento parece que custa tão caro.

Por tanto moço, diga ai, só para matar minha curiosidade...
Quanto custa um sorriso... Lhes garanto que ainda vou crescer e vou lutar muito para que as próximas crianças não tenham esta vida amarga que eu tenho e que falarei a todos que a saúde, a liberdade, o amor, a paz e a fé, são sentimentos que o dinheiro não compra e que ainda me resta a esperança que um dia conseguiremos dar ao mundo este sorrisos que hoje a corrupção roubou, mas que a justiça haverá de devolver.

 Vera Sábio
Psicóloga, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas