PROFESSOR x PAI DAS PROFISSÕES

Quem ensina, aprende a ensinar.
Quem aprende, ensina a aprender.  (Paulo Freire)

Pensando bem, não temos como cobrar boa segurança, saúde de qualidade, uma grande estrutura urbana e mesmo pessoas dignas e honestas, se na infância não tiveram pais que foram bons educadores, e professores que ensinaram os princípios básicos do respeito mutuo; de como conviver com o próximo, sabendo que seu direito acaba onde começa o direito dele.

Em casa somos filhos, tendo os privilégios da proteção familiar, do amor paterno e materno e de estarmos perdoados quando ultrapassarmos algumas das regras da boa convivência. Mesmo que a mamãe nos dê uma palmada, ou nos coloque no cantinho da reflexão.

Porem é na escola, que percebemos que a disciplina deve ser cumprida; que não somos tratados diferentes pelo amor familiar; mas que temos limites a serem respeitados e aprendizados que nos preparam para a vida produtiva.

Como os professores podem ensinar bem e com entusiasmo, se não forem valorizados com recursos adequados e remunerações dignas; pois são eles os "pais" das outras profissões.

Não temos como ter uma cidade saudável, se a educação estiver doente.

Não temos como desenvolver cidadãos dignos se falta dignidade, estrutura, climatização, harmonia e conhecimento para que o professor passe as crianças a formação necessária, constituindo o alicerce da vida adulta.

Ensinar é bem mais amplo do que alfabetizar, do que formar profissionais e conhecedores de áreas diversas.

Ensinar é formar personalidades, conscientizar carater; construir cidadãos; formular idéias e fazer pensar...

Somente com pensamentos criticos é possível refletir e modificar os fatos. produzindo ações que revolucionem o mundo.

Única constância é a "mudança"; por tanto é necessário mudar o pensamento a respeito da educação. Produzindo novo amor, nova perspectiva em relação ao amanhã incerto. Tendo como única certeza a certeza de que através de bons professores, teremos um futuro bem melhor.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas