MISÉRIA INTRÍNSECA

O sábio Jesus foi bem claro quando disse que o que importa é o que sai de dentro do coração das pessoas, e não somente o que elas absorvem.

Isto, em outras palavras quer dizer que não precisamos ser esponjas, ir absorvendo tudo que é derramado; porem nossa inteligência permite com que diferenciamos o bem do mal, nos fazendo filtros, basta querermos.

A ganancia doentia é uma esponja poderosíssima que tira a noção de honestidade, empatia, e muitos outros atributos que existe entre os seres mortais, falíveis e com mentes sadias a ponto de perceber o direito do outro.

Ao contrario, cresce a pobreza da nação, enquanto poucos absorvem milhões sujo pela corrupção e vivem em uma miséria intrínseca, a qual nada consegue lhes preencher a alma.

Esta situação é estampada nos olhares de corruptos que justificam o injustificável, que não querem ser presos, mas mesmo assim não conseguem usufruir o que roubaram. Vivendo sorrateiramente como serpentes sem a mesma condição de antes, já não tendo força para o bote certeiro. São difamados, desacreditados e muito mal visto por quaisquer cidadãos de bem.

Ainda que o mal os dominou a ponto de não reconhecerem culpados, não possuem a nobreza da paz de espírito, do sono reparador e da esperança de serem acreditados como antes.

São prisioneiros sozinhos da própria riqueza, pois os que o rodeiam somente querem sugar o que possuem.

Se essa noção do quanto a corrupção trás uma miséria intrínseca, pudesse ser refletida, pelo menos por um pouco dos políticos do nosso estado; a ponto de perceberem que a falta de segurança ainda pode atingir suas famílias,; o fogo e o transito desgovernado pode tornar vítima qualquer um independente do poder que tenha; a falta de saúde e educação produz o aumento da criminalidade e da morte, que atinge todos nós, etc.. Os dias seriam outros. e a riqueza de espírito, aquela que a traça não destrói, aconteceria.

A empatia é a chave que destrava corações egoístas e abre espaço para o amor e a solidariedade. Riquezas intrínsecas e imensuráveis, capazes de produzir um futuro bem melhor.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas