ESTADO DE CONSCIÊNCIA

A vida se processa como o rio que corre e não volta mais ao mesmo local. Todavia a educação, religião, cultura e princípios familiares permite com que tenhamos um direcionamento sobre o que pode e não pode, o que é direito e o que é dever, o que é posto e imposto, enfim o que é certo ou errado; de acordo com nosso estado de consciência.

Ouve-se muito dizer que: Isto é questão religiosa, isto é de acordo com a cultura, isto é imposto pela lei... No entanto a consciência a respeito do que é certo ou errado, perpassa muitos destes conceitos e depende de uma grande mudança intima; na noção que aquilo é necessário para a própria proteção, para a saúde, para a ordem, para a boa convivência, para a paz mutua, etc.; sendo questões educacionais que nascem do berço e alcançam todos os estagios da vida.

Um exemplo claro é o sinto de segurança, da segurança daquele que o usa e da segurança de todo o transito. Sabe-se que muitos indivíduos colocam-o simplesmente para cumprir a imposição de uma lei e não ser multado pelo seu descumprimento. Totalmente desnecessário se soubessem que a utilização do sinto, como da baixa velocidade, de não dirigir embriagado e outras normas de transito, existem principalmente pela falta de um estado de consciência da sua real importância.

Tudo se torna lei e cabível de punições, visto que ainda não possuímos consciência da importância da aplicabilidade das mesmas.

O ser humano de inteligência privilegiada, continua respondendo conforme os homens das cavernas, quando se trata de honestidade, cidadania, princípios e ética.

E está aí, na luta por interesses egoístas, apáticos e ambiciosos, o tanto que se burlam leis e crescem as corrupções em todos aspectos.

Porem cabe a cada um de nós começarmos a ter um estado de consciência capaz de fazer uma reforma intima, a partir da qual modificaremos o mundo.

    "A paz no mundo começa em mim..."

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas