EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO

Acredito que este titulo não é novidade para ninguém. Todos já ouvimos esta frase, embora muitos ainda não sabem como aplicá-la.

O significado de ser modelo, revela que  a criança pequena aprende a maioria de suas ações sem comunicação e qualquer esforço. Simplesmente pelo ato de copiar o que se vê.
 
Na época da minha monografia deixei bem claro este conceito do modelo copiado pelas crianças que enxergam.

Assim infelizmente as que nasceram sem enxergar ou perderam a visão física na primeira infância, ficaram impossibilitadas de copiarem os gestos ou seja reproduzi-los; tornando-as diferentes das demais, tão somente por falta de conhecimento de quem as eduquem e as ensinem; apresentando os objetos através do tato e as deixando apalparem tudo que for possível.

Um exemplo pratico é quando um bebê que enxerga, com seus 7 meses pega um controle remoto, a principio ele coloca na boca, mas logo em seguida aponta para a tv e aperta seus botões. Gesto este que copiou de outra pessoa que assim o fez. Já um bebê cego se não for explicado para que serve o pente e mostrar como penteia os cabelos, ao alcança-lo jamais saberá que deve passa-lo na cabeça. Acontecendo muito que por falta destas explicações básicas sobre os costumes de uma sociedade, pessoas cegas em idade avançadas se portam com maneiras impróprias tão somente por não terem copiado os gestos na infância; sendo consideradas até com algum disturbio mental, porem foi apenas falta de aprendizagem.

Estamos ultimamente na mídia nacional, com um fato bem chocante, no qual uma criança de 10 anos trocou tiro com a polícia e morreu.

E agora a culpa é de quem?

Os remendos tardios de educação primária, por vezes trazem consequências antes imaginadas. Pois faltou aquela educação de berço; onde a falha da desigualdade social, da péssima educação, dos desvios na saúde, da crise na segurança e outros montes de sistemas que nos colocam em uma rede furada onde remendos são feitos, porem nada é resolvido com eficiência e precaução.

Prevenir é melhor que remediar. Outra frase arcaica e pouco aplicada, sendo movimentado na mídia e em vários outros locais; apenas depois do mal ter ocorrido. Em outros países, esta violência infantil muitas vezes foi notificada, porem não estamos imunes e foi isto que aconteceu.

Todavia é comum verificar engraxates, vendedores de balas e outras coisas que deveriam estar nas escolas; vistas grossas são feitas e agora querem remendar.

É de pequeno que se desentorta o pepino. Usamos assim estas frases velhas para uma reforma íntima e uma melhor escolha na hora de votar, pois qualquer um pode ser a próxima vítima e sempre a responsabilidade é de todos nós que sabemos disto.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas