CRIANÇA NÃO É TROFÉU

"Deixai vir a mim, as crianças; pois dela é o reino dos céus".
(Jesus).

Dependendo as traduções da Bíblia estas palavras são reveladas de outras maneiras, mas sempre com o mesmo significado de proteção, dedicação, cuidado e respeito as crianças que são as pupilas do criador.

Não dá para falar com Deus quem não for como as crianças, não dá para chegar ao céu quem não amar as crianças. Enfim não dá para levar um país a sério, as leis respeitadas; se não são respeitadas, cumpridas e tratadas com toda urgência e responsabilidade as leis que se refere a proteger e respeitar uma criança.

Se a menina que ficou em minha casa durante 48 dias; por puro descuido e irresponsabilidade do conselho tutelar fosse brasileira, ainda que voltasse para mãe, iriam investigar o porque a criança relatou que a mãe saía para beber e a deixava dormindo e depois a batia com um pedaço de madeira e tam´bem como a tão cuidadosa mãe abandona suas 3 filhas, uma de 1 ano, outra de 4 e a de 5 que acabou ficando comigo mesmo eu indo ao conselho com a avó e tia dela. Bom o que esta mãe fazia enquanto um sobrinho de 14 anos molestava a criança de 5? Ou será realmente que tanto a psicóloga emitiu um laudo falso, como a menina mentiu quando confessou estes acontecimentos diante
a conselheira e a própria sorridente mãe?

Por que eu uma estranha para ela de 5 anos, já estava sendo chamada por ela de mãe, sendo que ela sabia muito bem quem era sua mãe e nunca mencionou seu nome, chegando a chamar pela avó algumas vezes, inclusive quando foi internada com malária. Porem nunca chamou pela mãe?

Mas o chocante, é que  alem das irresponsabilidades destes conselheiros que estão no conselho tão somente para garantir seus salários, pelo menos os que trataram com descaso esta situação. É que enquanto brasileiros por praticamente nada são totalmente prejudicados na Venezuela, os
venezuelanos podem fazerem o que quiserem com seus filhos, como se criança não fosse criança em qualquer parte do mundo. Criança não é troféu.

Afinal é fácil deixar para lá, como disse a conselheira que o seu papel era devolver para mãe; e pronto que se dane ela devolvo e mostra para que está lá...

Depois fica reclamando que eu falo e falarei dela o quanto a democracia me permitir; afinal são devido as omissões por medo, por repreensões e tantos outros motivos; que infelizmente estas situações acontecem. Criança não é troféu.

Criança é criança em qualquer parte do mundo e como tal deve ser priorizado seus direitos de viver como criança com todo cuidado e proteção que esta idade requer.

Uma inauguração de uma sala do conselho tutelar jamais pode ser mais importante do que a criança que a ele procura. Agora sei que não é algo começando errado assim que daria certo. O que peço a Deus é que a justiça seja feita e que isto não se repita. Afinal a justiça de Deus é perfeita e a negligência em mostrar poder quando teve o descuido em fechar os olhos, se Deus quiser no futuro fará estes conselheiros responderem a Deus por tamanho absurdo.

 Vera Sábio
Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas