BOA VISTA E A ACESSIBILIDADE

Sabemos que a cidade de Boa Vista esta aniversariando e realmente nós com deficiência temos o que comemorar?

As leis de acessibilidade são claras e antigas, no entanto passa ano e entra ano e quando vemos, as reformas são capazes de piorar e muito a locomoção das pessoas que dependem de uma cadeira de rodas e de uma bengala. "E viva Boa Vista".

Imagine você em uma cadeira de rodas disputando com os carros para fazer um retorno de mais de meio quilometro para atravessar na parada que antes só dependia de atravessar a rua; mas atualmente as ciclovias o impossibilita. "E viva Boa Vista".

Com tantas praças que foram inauguradas; você cadeirante tem condições de passear nelas, com estes tijolinhos coloridos que colocaram e como falta musculatura em vossas colunas, pense quantos dias de cama, um passeio na praça lhes causará? "E viva Boa Vista".

As escolas municipais dá condições de que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade como a lei garante? Como está o centrinho municipal de educação especial? "E Viva Boa Vista".

Os cegos tem respeito e acessibilidade para locomoverem com a bengala em segurança e possuímos sinal sonoro? "E viva Boa Vista".

Os surdos possuem o direito de serem entendidos nos postos de saúde e hospitais, tendo intérpretes de libras onde eles precisarem? "E viva Boa Vista".

Enfim, para não ser injusta,  tivemos algumas melhorias na saúde, na educação, na segurança e na mobilidade urbana; mas nada que não possa ser melhor como a lei indica.

Assim infelizmente existe mais motivos para nos entristecer do que para nos alegrar.

Vivemos em uma corda bamba onde sempre os ricos estão mais ricos enquanto os pobres cada vez mais pobres, junto com a classe das pessoas com deficiência que ainda estão excluídas.

Alguém vai dizer que já foi pior e com certeza concordo; porem sei que o atraso em ser melhor, apenas depende de atitude política; pois os políticos são os cegos, os surdos, os paralíticos e os sem raciocínio normal. Já que sabemos que com vontade política é fácil construir uma cidade acessível a todos com respeito a limitação de cada um.

Boa Vista não pode ser linda se for lugar excludente.
Faça nossa cidade ser um local perfeito.

 Vera Sábio.
 Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega.
 CRP: 20/04509

vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas