O VALOR DE TER UM TROCADO

"Quem não valoriza o pouco, nem o muito bastará".
Já foram algumas vezes faladas sobre as condições financeiras, as formas de poupar e o quanto precisamos saber como gastar o que ganhamos. Porém, diante da crise que vivemos, nunca é demais tocar no assunto.
Dizem que felicidade e paz não dependem de grana; triste e trágica ilusão. Afinal, sem dinheiro e política, ninguém vive, quanto mais sobrevive. Até para morrer, precisamos poupar.
"Não importa muito o quanto se ganha. Mas é indispensável controlar o quanto se gasta".
Meu pai, um senhor que só fez o primário, filho de pais analfabetos, mas muito honesto e correto em seus cálculos, ensinou-me desde bem pequena que nunca deveria voltar das compras, das festas ou de qualquer local, sem ter um troco na bolsa ou no bolso.
Meu pai, mesmo prestes a fazer seus 82 anos, tem sempre em mãos uma caderneta de anotações, onde anota até hoje tudo o que gasta e o que ganha, jamais permitindo gastar mais do que tem.
Para exemplificar o troco que eu deveria trazer à casa, meu pai dizia que: imagina se eu tivesse uma dor de barriga no meio da noite e precisasse de um remédio, de ir ao médico, de algum recurso para me livrar do incômodo, que ruim seria se não tivesse um trocado sequer?
Assim como o troco que precisava ter em mãos, meu pai sempre me fez, antes de pagar os gastos do mês, ter uma quantia, mesmo pequena, mas fixa para guardar. Com isto já precisava fazer as contas do que gastaria, sem mexer com o que guardaria, nem que para isto, acabasse comprando menos do que gostaria.
Estes ensinamentos vindos de uma pessoa simples, todavia organizada, comprova que: não é necessário deixar as contas chegarem a um estado sem controle, tornarem-se uma bola de neve, para depois querer resolver com muitas perdas e desgastes.
Ao contrário, se desde criança, a pessoa for preparada para ter uma visão menos ambiciosa e mais pé no chão, tendo limites e entendendo desde cedo, o que pode e o que não pode, e o que talvez um dia possa, mas primeiro terá que juntar.
Assim, esta pessoa conseguirá na velhice ter uma vida tranquila e em paz, o que com certeza, lhe trará felicidades.
Aproveite o começo do ano para fazer todos os dias uma retrospectiva, nem que seja de alguns minutos, antes de dormir. Agradeça a Deus pelo dia e analise o que acertou e o que foi imprudente e precisa consertar e modificar no dia seguinte. Aí sim, quando chegar ao final do ano terá um saldo positivo, com mais sucesso, melhores conquistas: pessoal, social, profissional e financeiramente.
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe, e cega com grande visão interna.
CRP: 20/04509
E-mail vera.sabio@tjrr.jus.br

Comentários

Postagens mais visitadas