Um dia de cada vez

É possível adiantar os ponteiros do relógio, aumentar as batidas do coração, acelerar os passos. Porém, não dá para fazer a terra girar mais rápido e, por isto, é preciso viver um dia de cada vez. São necessários uma noite que acalme, uma brisa que perfume, um gesto que perdoe, um som que conforte e os passos que evoluem para chegarmos ao próximo dia.
Os relacionamentos que perpassam todos os desafios são solidificados a cada dia com o amor que amadurece, ou podem ser destruídos com a raiva que corrói os corações, sendo esta uma decisão pessoal.
Desta maneira, entre o amor e o ódio, a paciência e a intolerância, os conflitos e as reconciliações, a confiança e a dúvida, as trevas e a luz, encontramos um novo amanhecer. Enxergar como será o outro dia depende de cada um que faz do hoje um presente, desejando que este presente seja a porta aberta para um futuro melhor.
Um dia de cada vez é suficiente para o avanço cheio de aprendizagens úteis para nossa evolução. Pois não seremos perfeitos, já que isto é praticamente impossível, mas podemos nos aperfeiçoarmos constantemente.
Aquele que fica estagnado em um passado feio e sombrio recebe o presente sempre da mesma maneira. Não vê o tempo que perde por não agradecer pelo que tem, ao invés de reclamar pelo que não tem.
Por isto agradeça pela família, ela é a maneira que Deus lhe entrega a responsabilidade pela criação, colaboração, partilha e união. Atos indispensáveis à propagação da espécie e ao convívio familiar.
Agradeça pelo cônjuge, pois, através dele Deus nos revela o encanto do amor. Fundamental para que o casamento dure em meio tantas diferenças de dois seres que de estranhos que foram tornaram-se em um só.
Agradeça pelos filhos, saudáveis, debilitados, inteligentes, dependentes e independentes, os quais fizeram vidas modificarem, sendo para sempre um amor incondicional.
Agradeça pelos desconhecidos, amigos, colegas e qualquer pessoa que cruze o nosso caminho. São formas diversificadas que Deus nos entrega o desejo de servir, de conviver, de aprender e de crescer em sociedade. Enfim, agradeça pelo dia, pelo sol, pela chuva, pela natureza e tudo que há nela, pelas divergências, pelas possibilidades, pelas frustrações e por todo o aprendizado que obtém.
O giro do universo continua em seu mesmo eixo. Por isto, quando tropeçamos e falhamos, somos convidados a levantarmos, sacudirmos a poeira e darmos a volta por cima, fazendo dos outros dias bem melhores que este.
É importante entendermos nossa condição de aprendizes; assim mesmo se sentirmos pequenos e frágeis, somos construtores da nossa história. Bastando um dia de cada vez para transformarmos o mundo.
Aquele que espera o momento, o qual o torne grande para que faça algo, possivelmente perde várias oportunidades de revelar seus talentos e crescer com seus atos. Acredite em si mesmo e com suas pequenas ações vá modificando as realidades injustas que estão junto de você, até que consiga avançar o passo...
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega
CRP: 20/04509
vera.sabio@hotmail.com
Cel.: 99168-7731

Comentários

Postagens mais visitadas